sábado, 31 de março de 2012

"O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR" - JANDY NELSON



LIVRO  : “O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR”
TÍTULO ORIGINAL: “THE SKY IS EVERYWHERE”
AUTORA: JANDY NELSON
TRADUÇÃO: MARSELY DE MARCO MARTINS DANTAS
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS – 423
1ª IMPRESSÃO 2011
CATEGORIA: FICÇÃO NORTE AMREICANA/ROMANCE
ISBN: - 978-85632-1937-2

 O Céu Está em Todo Lugar


CITAÇÃO: [...]”Mas agora fiquei maluca, beijando tudo que consigo pressionar contra meus lábios: meu travesseiro, poltronas, batentes de portas, espelhos, fantasiando a única pessoa que não podia imaginar, a que prometi jamais beijar novamente. A única que faz com que eu me sinta menos assustada.” (pág. 101)

ANÁLISE TÉCNICA: 

-CAPA = Parece veludo, delicada, embora mais dura que as comuns, como uma cartolina. Tem galho com coração de papel pendurado, céu ao fundo e o nome do livro. Simples e condizente com o título.
(nota:   4,50 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO: Perfeita, a diagramação mais linda que vi até hoje em um livro. 

Folhas amareladas com letras azuis e um pouco maior que a mediana facilitam a leitura.

Capítulos com números grandes e a folha ao fundo é um céu. Entre um capítulo e outro trechos escritos a mão, poemas escritos por Lennie e as figuras demonstram o local onde foi escrito ou encontrado, tudo colorido, belo.
As partes divididas com numeração e as folhas com escala musical.

Formato/Acabamento: 14x21x27

(nota:  5,00  de 5,00)

- ESCRITA: Narrativa em primeira pessoa feita por Lennie, intercalada com diálogos entre os personagens do livro.
As notas de rodapé na medida certa e momentos necessários.
(nota: 4,80 de 5,00)

CITAÇÃO: “[...]Não sei se um clarinete alguma vez emitiu um som tão horrível, mas não consigo parar, todos os anos parecem cair sobre mim agora. [...]” (pág. 132)

RESUMO SINÓPTICO: 

"Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...”

Lennie na verdade é Lennon (homenagem feita a John Lennon) mora com a avó, considerada excêntrica que cuida de plantas, além de ter 1,80m e com o tio Big. A mãe desapareceu enquanto era criança e agora enfrenta a morte de Bailey, sua irmã mais velha, a quem tinha como ídolo. Escreve poesia, é clarinetista e gosta de ler, mas está totalmente perdida, sem saber o que fazer da vida.

Toby era o namorado de Bailey e acaba confundindo e  transferindo para Lennie o sentimento que tinha pela irmã e por ambos amarem muito a falecida, acabam envolvendo-se de forma incontrolável, mesmo sabendo que era errado...

Joe Fontaine é novo na escola e toca na mesma banda de Lennie na escola. Extremamente feliz e com sorriso irresistível, faz que Lennie sinta-se ‘viva’ e acaba por conquistá-la cada vez mais; com Joe ela descobre o que é o amor... Porém, por fazer tudo de forma errada em sua concepção, acaba por perdê-lo e descobre-se desesperada por poder conquistá-lo novamente...

CITAÇÃO: “O entardecer tem um tom rosa e laranja no céu, iniciando seu lânguido passeio de verão. Ouço o rio por entre as árvores soar como uma possibilidade...” (pág. 142)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 
O livro é um verdadeiro romance adolescente, carregado de descobertas e dúvidas, como a própria fase. Entretanto, é mais que um romance. O enredo envolve segredos do passado da família e da própria Bailey, envolve sentimentos contidos de Lennie, além de um talento indescritível; envolve confiança, sinceridade e esclarecimento. Na verdade, envolve o leitor de forma tão contundente, que ao iniciar o livro, não mais se quer parar de lê-lo até todos os mistérios serem desvendados ou até se saber quem realmente ficará com Lennie no final e quais decisões irá tomar tentando encontrar seu próprio caminho.

A forma como o autora vai desenvolvendo a história e como teve a inteligência em colocar os poemas de Lennie espalhado por todos os lugares que ela passa e ao final, inseri-los no contexto do enredo do livro é fantástica, mostra o quanto a mente é criativa e foge ao comum. A história em si refere-se as perdas na adolescência e como aprender a conviver e superá-las... e aí pergunto: quem de nós já não passou por crises parecidas? E isso que faz o livro tão especial: a identificação do leitor com os fatos do livro.

Simplesmente GENIAL!

CITAÇÃO: “Anos atrás, estava deitada no jardim da vovó e Big perguntou o que eu estava fazendo. Disse-lhe que olhava para o céu. Ele respondeu – Essa é uma concepção errada, Lennie, o céu está em todo lugar, começa aqui, aos nossos pés.” (pág. 183)

SOBRE A AUTORA:


Jandy Nelson mora em São Francisco, e lá, assim como Lennie, divide seu tempo entre cuidar das árvores e correr livremente pelo parque. Jandy é uma agente literária, poetisa com livros publicados, e acadêmica eterna. Formada pelas universidades de Brown, Cornell e Vermont. É uma pessoa supersticiosa e uma romântica dedicada, loucamente apaixonada pela Califórina, e pela forma como esse estado continua firme na ponta de um continente. O céu está em todo lugar é seu primeiro romance.

CITAÇÃO: “- Minha irmã vai morrer todos os dias, pelo reto da minha vida. A dor dura para sempre. Não desaparece nunca; torna-se parte de nós, a cada passo, a cada suspiro. Nunca vai parar de doer, Bailey, porque nunca vou deixar de gostar muito de você. É assim que é. A dor e o amor caminham juntos, um não existe sem o outro. Tudo o que posso fazer é adorá-la e amar o mundo, imitar seus passos ao viver com ousadia e força e alegria.” (pág. 390)

NOTA: 5,00 de 5,00
 
CHEIRINHOS
RUDYNALVA

3 comentários:

  1. Eu amei e odeie esse livro...
    Ele é tão lindo mas tão mediano ao mesmo tempo!!!
    E concordo com você, a diagramação é perfeita!
    Não tenho nem o que botar defeito =]

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei um livro fofo, apesar dos acessos da personagem principal.
    O MKT feito foi ótimo, não podemos negar.
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Eu amei este livro, um dos mais bonitos que já li, desde a capa, passando pela diagramação e terminando com a história.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...