terça-feira, 21 de maio de 2013

COMO SER FELIZ O TEMPO TODO – Paramahansa Yogananda






Maravilhoso e arrebatador!!!

Esse é o primeiro livro de Yogananda que vejo que não foi editado pela Self Realization Fellowship, organização mundial fundada pelo mestre indiano. No Brasil lançado pela Pensamento, o livro é uma compilação de falas e escritos de Yogananda, coletadas pelo discípulo Swami Kriyananda. Isso explica a grafia “Paramhansa”, título monástico que significa “Grande Cisne Branco” e é concedido aos swamis de grande realização.

Yogananda não é apenas grande, mas um verdadeiro gigante espiritual! Nunca deixo de me encantar com a profundidade e alcance de sua sabedoria, sempre colocada com muita simplicidade para o benefício maior da humanidade. O livro é daqueles que você quer continuar lendo para sempre, e passar para todas as pessoas que ama. Mas só pela capa já valeria a pena: uma foto de Yogananda com o olhar saturado de Amor Divino, cuja mera contemplação já alimenta a alma!

Se eu fosse citar todos os pensamentos preciosos que encontrei nesse livro, teria que transcrevê-lo do início ao fim. Selecionei alguns trechos, que aqui compartilho, apenas para melhor fixá-los na memória:

“Para que gastar todo o nosso tempo com coisas que não duram? O drama da vida tem sua moral no fato de ser apenas isto: um drama, uma ilusão.
Os insensatos, imaginando que a representação é real e duradoura, lastimam as partes tristes, lamentam que as alegres não se eternizem e deploram que a peça tenha de acabar. O sofrimento é o castigo de sua cegueira espiritual.
Os sábios, porém, sabendo que o drama não passa de ilusão, buscam a felicidade eterna no Eu interior.”

“Você deve ser alegre e feliz, pois esse é o sonho de Deus. O homem pequeno e o homem grande são meras projeções da consciência do Sonhador. Aceite as coisas como vierem e diga a si mesmo que todas vêm de Deus. Que o que vier, venha. Ainda quando tiver de corrigir uma coisa errada, tente primeiro captar, no íntimo, Sua orientação. Depois, ao agir, faça-o em nome d’Ele e não movido pela indignação que o ego inspira.”

“O mal é a ausência da alegria autêntica. É o que o torna um mal, obviamente. Do contrário, diria você que o tigre perpetra uma má ação ao devorar sua presa? Matar é a natureza do tigre, a ele dada por Deus. As leis da natureza são impessoais.”

“Entregue a Deus tanto o bem quanto o mal que você porventura pratique. Isso não significa, é claro, que você deva fazer conscientemente coisas ruins; mas, quando não puder evitar isso por causa de hábitos muito arraigados, procure sentir Deus agindo por seu intermédio. Transfira a Ele a responsabilidade! Deus gosta disso! Quer dar-lhe a saber que é Ele quem sonha a sua existência.
Se você se esforçar, Deus nunca o abandonará!”

“É fácil exigir que os outros se comportem bem e é igualmente fácil perceber-lhes as faltas; mas é muito difícil agir com propriedade e reconhecer os próprios defeitos. Se você se lembrar de agir com acerto, os outros tentarão seguir seu exemplo. Se puder detectar suas próprias imperfeições sem desenvolver um complexo de inferioridade, e fizer esforço constante para emendar-se, estará empregando seu tempo de maneira mais proveitosa do que se teimasse em exigir que os semelhantes melhorem. O bom exemplo faz mais para modificar os outros do que exigências, raiva ou palavras.” (51)

“Diariamente proclame: ‘Senhor, és Tu quem me mantém. Manifesta por meu intermédio Tua prosperidade. Pai, Tu és minha riqueza. Sou rico. Possuis todas as coisas. Sou Teu filho: tenho o que tens’. (...) O caminho de Deus lhe trará alegria e prosperidade.
Se conseguimos alcançar esse estado dizendo: ‘O que é meu é Teu’, será melhor ainda.”

“Você poderá encontrar Deus na solidão do seu quarto quando, às primeiras horas da manhã ou antes de adormecer, preparar-se para meditar. De mãos postas, diga mentalmente: ‘Pai, Tu és onisciente. Conheces todos os meus pensamentos. Fala comigo. Quero ouvir Tua voz’. Repita a prece mentalmente várias vezes, até sentir a substância dela. Alimente esse sentimento, trabalhe-o. Repita a prece até sentir o coração repleto de amor e sequioso de Deus, pois assim obterá uma resposta consciente.”

Jai Guru!!!


Visite a Comunidade Resenhas Literárias no Facebook:


***///***
Conheça O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
***///***
MANIFESTO – Mensageiros do Vento
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):


2 comentários:

  1. Tudo a ver com meu post felicidade de hoje.

    Gostei da dica, vou ler com calma sua postagem.

    Beijos e felicidades para seu dia :)

    ResponderExcluir
  2. Muy interesante!!!
    Buen fin de semana!! y mi g+ para ti!!!:)))

    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...