sábado, 26 de outubro de 2013

RESENHA - "PAPERBOY" - PETE DEXTER


LIVRO  : "PAPERBOY"

TÍTULO ORIGINAL: " THE PAPERBOY"

AUTOR: PETE DEXTER

TRADUÇÃO: IVAR PANAZZOLO JÚNIOR

EDITORA  : NOVO CONCEITO

PÁGINAS –333

IMPRESSÃO - 2013

 1ª  EDIÇÃO

CATEGORIA: FICÇÃO NORTE-AMERICANA

ASSUNTO: DRAMA

ISBN: - 978-85-8163-218-6
 

CITAÇÃO: "ESSA NOITE ESTAVA PARTICULARMENTE ESCURA, E A PEQUENA LÂMPADA SOBRE O PAINEL ATRAIU ALGUNS INSETOS. EU OS SENTI QUANDO ENFIEI A MÃO PELA PORTA PARA TIRAR AS CHAVES DA IGNIÇÃO E MEU PAI ESTAVA SENTADO EM UMA CADEIRA COM UM COPO DE VINHO NA MESA AO LADO, EXAMINANDO OS JORNAIS." (pág. 80)

ANÁLISE TÉCNICA: 

-CAPA = 

É uma das fotos do filme que leva o mesmo nome do livro: um casal dentro de uma carro (Nicole Kidman e Zac Efron), observados por outro rapaz ao fundo (Matthew McConaughey). Título em alto relevo com letras pretas.

Claro que não vou dizer que uma capa com o maravilhoso Zac Efron é feia, só se fosse maluca, entretanto, achei sem criatividade, poderiam ter feito uma capa mais original. Agora... ela tem tudo haver com o livro e ainda nos dá a imagem perfeita das personagens.

(nota: 4,50  de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO: 

Acho que foi uma das diagramações mais simples que vi em um livro. Não tem capítulos e nenhuma marcação, apenas pequenos quadradinhos dividindo o texto quando vai entrar uma nova cena (digamos assim). 

As folhas são amarelados e letras pretas.

Formato/Acabamento: 16x23x2,2

Peso: 0.46 kg

(nota: 3,8  de 5,00)

- ESCRITA: 

Narrativa em 1ª pessoa por Jack  James, jornalista e protagonista do livro. Todo enredo gira em torno da sua visão dos fatos.

Diálogos construtivos e interessantes, a escrita do autor é impecável, realista e direta. Envolvente em alguns aspectos que chega a conquistar a atenção do leitor, entretanto, em alguns momentos, senti uma certa distância, como se os fatos fossem relatos sem tanta emoção. Não sei explicar direito essa sensação, é como se  a narrativa não tivesse envolvimento com os fatos.

 (nota: 4,00  de 5,00)

CITAÇÃO: "A seu modo, ele estava nos dizendo qu não haveria qualquer favoritismo, mas nós dois sabíamos disso. Ward e eu crescemos em uma casa onde os princípios do meu pai eram um tópico regular dos diálogos da família, e ele frequentemente nos pedia para imaginar o constrangimento que tomaria conta da família caso nosso nome tivesse que ser publicado no jornal." (pág. 153)

RESUMO SINÓPTICO:  

Thurmond Call era o xerife do condado de Moat no ano de 1965 e estava no cargo desde sempre. Já havia cometido mais de 17 homicídios 'em nome da lei', todos negros. Na véspera do seu 67º aniversário foi assassinado, isso porque no verão passado matou a pontapés um homem branco. Foi encontrado quase morto nas primeiras hora da manhã, durante uma tempestade, afastado de sua viatura com um corte da barriga até a virilha... fora deixado ali para morrer.

Jerome Van Wetter foi vendedor de Chrylers e Plymouths na concessionária Ducan Brothers Mottors. tinha sido demitido por possuir um ar amedrontador, tinha aspecto predatório e os clientes se assustavam com ele. Durante a bebedeira resultante da demissão, ele acabou sendo preso e pisoteado até morrer pelo xerife Call. 

Hillary Van Wetter primo de segundo grau de Jerome, foi acusado pelo crime do xerife Call uma semana após o fato. Todos sabiam que os Van Wetter tomavam conta dos seus. Como já havia no passado acabado com um policial a faca e tinha a fama de ser feroz e imprevisível, levou a culpa. Foi julgado pelo tribunal do condado à morte, tinham encontrado uma faca e uma camisa manchada de sangue em sua cabana. 

Ward James era jornalista, ingênuo e obsessivo, juntou todo um dossiê sobre o caso de Van Wetter e ao lado de Yardley Acheman, jornalista ambicioso, tentaram expor na mídia o caso, tornando Wetter uma vítima da justiça racista e recalcada do interior. Desejam ser aclamados no mundo jornalístico com o caso.

Jack James inicia uma investigação por conta própria e se depara mentiras e segredos indesejáveis, transformando toda a história...Corrupção, violência e outros ardis são descobertos e darão uma reviravolta no caso.

Ainda tem a belíssima Charlotte Bless... que está determinada a libertar Hillary e o abastece de carta que o enchem de esperanças...

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

O enredo é bom, original e diferenciado. As personagens são bem construídas. A escrita é bem feita, tipo um relato jornalístico. O livro tinha tudo para ser perfeito, afinal o se passa nos anos 60, uma época onde o preconceito e as babáries policiais aconteciam e eram embutidas, escondidas e tudo ficava por isso mesmo. Mas, a meu ver, ficou faltando alguma coisa...

O livro é um tanto 'linear' até determinado ponto. Sem muito entusiasmo, sem muitos fatos surpreendentes ou rompantes. Acho que esperava um pouco mais, não sei dizer ao certo. O final do livro, embora sofra uma reviravolta extrema, foi surpreendente e valeu a pena, mesmo que seja doloroso.

A leitura vale a pena sim, apesar de todos esses pequenos detalhes que citei, acho que é uma percepção bem pessoal, esperava mais... 
Entretanto, o livro aborda aspectos interessantes de uma realidade de 40 e poucos anos atrás, homofobia, racismo, corrupção, caráter, mexe com as emoções guardadas e nos faz avaliar o real valor de uma personalidade íntegra.

NOTA : 4,30  de 5,00
 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279)

CITAÇÃO: "Ele gostava de estar em meio a escritores famosos, e se esforçaria para incluir o nome deles nas conversas que teria quando voltasse." (pág. 248)

SOBRE O AUTOR:
 

Pete Dexter: Romancista vencedor do National Book Award, é de Michigan, nos Estados Unidos. Foi colunista do Philadelphia Daily News e do The Sacramento Bee, e articulista em revistas como Sports Ilustrated e Playboy. Vive em uma ilha na costa de Washington.
CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!
 
 
cheirinhos
Rudy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...