segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

SRIMAD BHAGAVATAM – Primeiro Canto – Primeira Parte



Li com muita gratidão esse primeiro volume do Srimad Bhagavatam, durante alguns meses, à razão de um texto por dia, no começo de cada sessão de meditação. E o primeiro verso dessa escritura é justamente meu preferido, também por ter sido o primeiro texto em sânscrito que consegui ler fora de um livro (estava tatuado nas costas de um devoto no templo Hare Krishna em Salvador):

“Om Namo Bhagavate Vasudevaya”

Muita emoção, muita gratidão! Tive bons aprendizados e reflexões durante a leitura, que foi especialmente doce por unir o lado devocional com o estudo (ainda que mínimo) do devanagari, esse verdadeiro idioma dos deuses. Registro de memória alguns pontos que achei mais interessantes na leitura:

* A listagem dos avatares do Senhor, sendo que apenas um deles foi uma mulher, cujo nome não é mencionado nas escrituras.

* A profecia de que o Buda surgiria como um dos avatares, em texto datado de época anterior ao nascimento de Sidarta Gautama.

* A profecia de um próximo avatar como Kalki, com sua espada punitiva, a surgir em uma época em que a maioria dos governantes torna-se corrupta...

* Mas o que mais me emocionou mesmo foi ler no prefácio sobre a vida de Sri Caitanya Mahaprabhu, que traz uma ideia muito linda, que é a do Senhor encarnado como um devoto perfeito, pura expressão do amor a Deus! Fiquei eletrizado ao ler a passagem em que Caitanya atravessa uma floresta e começa a abraçar as árvores, entrando em um êxtase tão profundo que acaba por desmaiar! Poucas coisas me fazem sentir o Amor de Deus de forma tão imediata quanto abraçar uma árvore após a outra... recomendo muitíssimo essa bela prática!


Haribol!

***
MANIFESTO – Mensageiros do Vento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...